Excursão de 5 dias: O Médio Atlas
A partir de: Aeroporto de Fez
Embora o aeroporto de Fez não seja um dos mais movimentados, esta é a viagem mais curta que sugerimos para ficar connosco e fazer algumas visitas pelo caminho. Verá neve no inverno, abundância de água, tudo o que não está à espera de encontrar em Marrocos.
1º dia – Partida de Fez em direção a Imouzzer du Kandar, conhecida pelas suas cerejas e pelas grutas, ainda hoje habitadas. A partir daí, inicia-se um percurso pelos lagos interiores, Dayet Aoua, Dayet Ifrah e Dayet Hachlaf, com belas formações rochosas, até chegar a Ifrane, a chamada Suíça marroquina, no alto da montanha do Atlas, com temperaturas agradáveis no verão. Continuação para Azrou, rodeada de cedros e carvalhos, para pernoitar.
2º dia – Saída de Azrou pelo desfiladeiro de Zad, o mais alto do Médio Atlas. Continuando para sul, chega-se a Midelt, uma cidade conhecida pelo cultivo de macieiras. Já fora do Atlas, seguirá ao longo das Gargantas de Ziz, onde corre o rio com o mesmo nome. Através de Errachidia, chega-se ao Erg Chebbicom duas noites no RESTCAMP ERGCHEBBI.
3º dia – Dia livre para relaxar, participar em actividades (ver o artigo Dunas mágicas do deserto para aventureiros e desportistas) ou visitar as pequenas cidades vizinhas de Merzouga, um centro turístico, Erfoud, onde se realiza o Festival das Tâmaras, e Rissani, com o mausoléu de Moulay Ali Cherif nas proximidades. Entre estas duas últimas cidades, a estrada segue ao longo do oásis do palmeiral de Tafilalt. Pernoita em RESTCAMP ERGCHEBBI.
4º dia – Regresso ao norte, passando por Midelt, e depois tomar o caminho para Sefrou, uma cidade com ligações diretas à herança judaica e à aldeia vizinha de Bhalil, outra localidade conhecida pelas suas casas rupestres. Pernoita em Fez.
5º dia – Visita à cidade de Fez, com a sua medina bem preservada, onde se encontra a mais famosa de todas as fábricas de curtumes de Marrocos, mas também a nova Fez onde se situa o palácio Dar el-Makhzen. Se visitou Fez antes de iniciar este passeio, sugerimos que pegue no carro e visite o Parque Nacional Jbel Tazekka, com as suas cascatas, grutas e lagos sazonais. Venha entre novembro e abril para desfrutar ao máximo.